domingo, 10 de abril de 2011

Cadeirantes e documentos

-Como assim, você tem documentos?
- Olha, a carteira dela, gentee, ela tem documentos, CPF, RG, TÍTUUULO, nossa!
-Por que eu não teria?
-Ah! Não sei, você é cadeirante! Achei que não precisava.

Por incrível que pareça, passei por essa situação, há duas semanas, na minha sala da Universidade em que estudo.
Uma amiga abriu minha bolsa, pegou minha carteira sem minha autorização e ainda fez este comentário tão ignorante, que chega à beira da maldade (ou do tal de bullying?)
No primeiro momento,fiquei desapontada, por ser uma pessoa de quem gosto bastante e a quem considero muito, por ter tido essa atitude.

Depois, com calma, analisei melhor, discuti o assunto com algumas pessoas, que presenciaram o ocorrido e com o qual não concordaram. Acharam absurdo!

Mas percebi que a surpresa dela, ao ver que eu tenho meus documentos, realmente foi verdadeira e que a ignorância acerca das pessoas com deficiência vai além do que imaginamos, que estamos acostumados a ver por aí, como falta de respeito em vagas reservadas de estacionamentos, desprezo no olhar de muitas pessoas, comentários desagradáveis... Enfim, são tantas situações... Descobrir que existem outras que nem passavam pela nossa imaginação , por alguns minutos, causa-nos desânimo.
Mas não me permito isto. Por mim, pela minha família , amigos e por todos aqueles que acreditam em mim.
Quanto mais mergulho no mundo dos “normais”, imponho minha presença, mais contribuo (junto com outros tantos que fazem o mesmo,) para que as gerações futuras que tiverem uma deficiência sejam encaradas naturalmente, que tenham que superar, única e exclusivamente, suas limitações físicas.
As abordagens dos assuntos relacionados à deficiência estão-se ampliando, chegando a lugares e a pessoas com efeito positivo.Não obstante a mentalidade de que ser cadeirante é ter uma vida infeliz, de invalidez e piedade, ainda predomina entre muitas pessoas.

Quero deixar, aqui, algumas respostas ao que imagino que outras pessoas tenham passado com amigos, sobre como eu o tenho encarado tudo isto recentemente... Quem sabe, assim, esses amigos entendam que podemos ser AMIGOS, simples assim... uma amizade sem deficiência.

Meninas cadeirantes normalmente não usam sapatos de salto, por vários motivos. No meu caso, não os uso, porque viram meus pés. Por isto, amiga, eu só uso as rasteirinhas, “sem charme,” como você sempre comenta.
Pés de cadeirante (que nunca tenha andado) normalmente são pequenos mesmo. Porque não se exercitou, obviamente ficam menores mesmo. O meu, minha amiga, não vai crescer mais, como você pergunta quase que diariamente. É que estou com 21 anos e já cresci tudo que tinha que crescer.
Não uso roupas com detalhes nas costas, porque estou sempre sentada na cadeira de rodas. Então, em vez de valorizar minha traseira, invisto na dianteira (no decotão), como diz você.
Quando saímos e, em algumas vezes, recebo uma flor ou uma poesia de um menino, e você não, evite o comentário: “Nossa, eu que sou eu, não recebo isso. Fico admirada por alguns meninos fazerem isto com você!” Entenda que muitas pessoas enxergam outras com olhar diferente do seu. Já parou para pensar que alguns podem ter-me visto como uma pessoa, como Camila Mancini? E que a minha cadeira foi só um detalhe, hein?
Por fim, quero-lhe dizer que ser amigo de alguém com deficiência não significa estar pagando um erro das vidas passadas (não é um carma).
Ser amigo significa compartilhar momentos, situações com alguém que escolhemos, por haver afinidade, sentimento positivo, admiração pelo que o outro é e representa para nós.

3 comentários:

  1. Camila, penso muito que o preconceito é a falta de informação. Por isso estamos na batalha e mostrando nossa cara, por sinal linda e feliz! Isso tem incomodado, sabia? Porque somos mesmoooo lindas e felizes. E... felicidade incomoda viu!
    Qto a pessoa aí, que você cita no texto, sinto por ela, porque na verdade ela não tem preconceito, ela tem é doença na alma, inveja. Inveja dessa mulher linda, inteligente, ativa, exuberante e muuuuiiitooo vitaminada! Vitaminada de verdade, de princípios éticos, de solidariedade, de elegância, de amorrr...
    Ela ainda irá descobrir o caminho de ser tudo isso... enquanto você estará descobrindo outros, muito maiores, porque esses, você já conhece e mostra com muita propriedade e sabedoria.
    Veio ao mundo sabendo pra que veio. Sabendo o que quer e não está perdida como umas e outras, nas suas futilidades.
    Só almas nobres e coloridas tem essa condição de viver com alegria e amor, transbordando nas atitudes e no olhar, a beleza de ser o que é... Camila Mancini, é mulher de nome e sobrenome, porque faz história de uma forma encantadora.
    Camilaaaaaa para de incomodar as pessoas e provocá-las, viu! Porque isso as fazem pensar e pensar dá trabalho...
    Querida Camila, amo você por provocar as pessoas, pois o aprendizado inicia com a provocação. Assim elas vão refletir, sobre elas e os outros.
    Falamos tanto em diversidade, mas continuamos na mesmice de aceitar padrões que a sociedade nos empurra goela abaixo, e pior que a gente acata. Precisamos urgente refletir e agir, contra essa imposição aos padrões ditos “perfeitos”.
    Bom como sou educadinha só vou mandar essa pessoa ir plantar feijão no asfalto para ver se nasce... claro pensando em mandá-la........
    Beijossss Camila, uma jornalista nata, enquanto outras precisam se esforçar para escrever “A casa é bonita.”

    ResponderExcluir
  2. Cáh, o comentário da Rita, é foda, fala tudo que temos vontade de falar sobre você e o que aconteceu.
    Não vou comentar do ser que fez isso com você, certamente é alguém infeliz e não sabe enxergar as pessoas, como elas são.
    Cáh, leve adiante essa forma que voce passa pelo mundo, deixando marcas nas pessoas e no caminho delas. Voce é especial, não porque anda de cadeira de rodas, mas porque é generosa e tem uma leveza na alma.

    BeijoOoO
    te adoro

    ResponderExcluir
  3. Amada, fazia dias que não entrava na net
    vi o texto só hoje.
    O bom da vida Camila, é que muitas pessoas tem o dom de esquecer, perdoar as maldades e voce é uma dessas pessoas.
    E sabe bem como mostrar a realidade da vida, para quem quer que seja.
    obrigada por ser assim, simples, amável, humilde.
    São pessoas como você que fazem a gente enxergar com clareza que é "preciso saber viver!"
    Viver é isso que você faz e nos ensina

    Beijo no coração
    Amo você

    ResponderExcluir