quinta-feira, 31 de março de 2011

Influência positiva!

A beleza da vida consiste na diversidade!
Esta frase é muito verdadeira e nos motiva a enfrentar os desafios que a vida nos impõe.
Chateada com a falta de acessibilidade em Brasília, a frustração de não ter visto a maquete no espaço Lúcio Costa, ter impressa na mente, registrar a foto com a minha visão, o ângulo escolhido por mim fazia toda a diferença.
A indignação e, até, de uma certa “raiva” com a ausência de responsabilidade e respeito, da parte dos “homens públicos”, ainda estava latejante em minha mente, quando a tal da diversidade entrou em cena, novamente, e eis que o ânimo entrou em ação.
Recebi uma ligação de uma pessoa que conheci no VI Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, em Presidente Prudente, o professor de Educação Física para Pessoa com Deficiência, da UNESP- Universidade Estadual Paulista, professor Manoel Osmar Seabra Jr, convidando-me, para participar de um bate-papo com os alunos do 4º ano, para discutirmos sobre as possibilidades da pessoa com deficiência, acessibilidade e inclusão.
Participar de reuniões, como essa, conhecer e dividir experiências, discutir projetos com pessoas interessadas em entender, melhor, esse universo, para trabalhar a favor dele, é muito importante, pode parecer um trabalho de formiguinha em meio a tantas dificuldades que envolve a inclusão, mas não é.
Para que minha participação, junto ao professor Seabra e seus alunos, não fique restrita a esse bate-papo, sugiro que comecemos uma campanha, para melhorar a acessibilidade, já na própria instituição, que, para entrar na sala, precisei de ajuda, porque é mais alta que o piso externo.
E temos todos os motivos para solicitar essa mudança de imediato, pois a Universidade tem um aluno cadeirante no mesmo curso. O atleta da Seleção Brasileira de Basquete Sobre rodas, Renato Ciabattari, que merece todo o respeito e cuidado, para não sofrer lesões, como todos os atletas, e a falta de acessibilidade consiste nisto também.
Confesso que, em vários momentos da reunião, segurei a emoção, porque pude sentir, no fundo do meu coração e com muita esperança de que nosso “trabalho de formiguinha’ está chegando ao objetivo, que sairão, daquela sala, profissionais decididos a botarem, em prática, tudo que foi discutido. Desse modo,com sua dedicação, evitarão que as próximas gerações não sofram a exclusão, com a vontade de participar das aulas de educação física e ser dispensados das mesmas, ou ficar olhando-as de longe, (como já aconteceu comigo). Simplesmente, porque os professores não sabiam como agir.
Acabava indo embora para casa, frustrada, ou, por muitas vezes, assistindo a essas aulas de longe, com uma vontade danada de jogar bola com eles...
Mas os dias são outros! Olhemos para o futuro! O que passou serve de exemplo sobre como a sociedade deve enxergar as diferenças e mudar sua forma de pensar e agir.
Disse o sensacional Jairo Marques, chefe de reportagem da Folha, a quem eu admiro muito e em quem me espelho: “O lance é reclamar, bater bumbo, marcar território.”
Agradeço ao professor Seabra, por empenhar-se com tanta verdade e esperança de promover a igualdade do ir e vir, tornando sua existência e influência positivas!

Alunos do 4º ano Ed.Física e prof Seabra(Unesp)

Professor Seabra

4 comentários:

  1. Que orgulho desta minha amiga. Com certeza este encontro proporcionou a estes futuros profissionais, uma confiança maior em si e com mil ideias para que a inclusão cresça a cada dia e ultrapasse as barreiras que a exclusão tem produzido em nossa sociedade. És uma pessoa excepcional com um futuro brilhante!

    Beiijos da tua eterna amiga

    ResponderExcluir
  2. como eu sempre digo....de que adianta modificar a legislação se não a cumprimos?
    tem que reclamar...fiscalizar...e só assim ocorrerá a verdadeira inclusão, pois só se é visto como alguem merecedor de direitos quem luta por eles, e não é "privilégio" dos portadores de deficiência a exclusão social, mas muito em função da própria sociedade não reivindicar seus direitos...
    parabéns pelo texo...beijos

    ResponderExcluir
  3. Penso que muitas cidades tanto pequenas quanto grandes ainda estão pouco acessiveis a nós pessoas portadores de necessidades especiais,devemos lutar por nossos direitos, e esta sendo muito bom a Camila postar no blog esses assuntos,se cada pessoa fazer uma parte muita coisa podera melhorar!!!
    parabéns amiga por esse seu trabalho bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre você Camila contribuindo significativamente para que a inclusão realmente aconteça.
    Eventos como este são muito importantes para ajudar na formação de profissionais esclarecidos e preparados para trabalhar com inclusão e pela inclusão.Abraço Camila.

    ResponderExcluir