quarta-feira, 24 de junho de 2009

Presidente Prudente sem barreiras


Na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, na Câmara de Vereadores, foi realizada uma audiência pública pela Acessibilidade em Presidente Prudente, uma iniciativa do vereador Douglas Kato (PV), com apoio da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência. Contou, ainda, com a participação de engenheiros, arquitetos, representantes de órgãos comerciais, associações, secretários municipais, deputado federal,o prefeito Milton Carlos de Melo “Tupã”, além de uma fisioterapeuta e estudantes de jornalismo, que têm deficiência física e são engajados na causa.
O destaque foi dado à construção de banheiros adaptados no comércio, à viabilização de rampas e à colocação de piso tátil...
Os imóveis que não tiverem condições para a adaptação terão que apresentar um laudo de um engenheiro atestando que a mesma é impossível de ser realizada. Cada caso será avaliado individualmente.
Os estabelecimentos que necessitam de banheiros, como norma da Vigilância Sanitária, terão que se adaptar.
Existe um estudo para a revitalização do calçadão da área central. O promotor Dr. Luiz Antonio, solicita que, durante a realização da reforma, sejam atendidos todos os quesitos necessários para a acessibilidade.
Para Douglas Kato, a acessibilidade não serve somente para os deficientes, mas também para o idoso que tem dificuldade para se locomover. Chamou atenção um caso em que uma arquiteta que estava presente na audiência sofreu uma queda em uma calçada mal conservada e fraturou a mão, (ela não é deficiente física nem idosa).
Agora gostaria de chamar a atenção para dois fatos; em que fiquei decepcionada com o comentário do presidente do Sindicato Patronal do Comércio da Alta Sorocabana (Sincomercio), Vitalino Crellis, questionando: “Será que temos tantos deficientes para tantos banheiros adaptados assim? ”
Realmente podemos não VER tantos deficientes em “atividades normais”, por pensamentos retrógrados, onde uma geração inteira possa ter perdido a oportunidade e o direito à educação, lazer, de viver situações corriqueiras, como ir a uma padaria, pegar um pão pela manhã, somente por falta da tal acessibilidade.
Mas estamos aí, nós que temos deficiências de nascença ou adquirida, juntamente com pessoas de responsabilidade e com o desejo e o poder de mudar, com atitudes como a dessa audiência. Vamos garantir o direito que está na constituição, que é direito de ir e vir. Assim como declarou o Promotor Luiz Antonio, em momento oportuno, durante o evento, “Os deficientes não são mais vistos, pois nós os impedimos de participarem de nossa vida”. E citou, ainda, o vereador Douglas como exemplo (que ficou tetraplégico após um acidente de moto). "A diferença entre Douglas e eu, são vocês... a maneira em que vocês olham para ele, porque, para mim, ele é exatamente igual, a única coisa que nos vai tornar diferentes é que eu poderei entrar numa loja, e ele não, por falta de acessibilidade. E é isso que queremos mudar”.
O outro fato que quero registrar é a solicitação do Promotor de Justiça da Pessoa com Deficiência, Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira, ao deputado Federal, Dr. Talmir Rodrigues, que não aprove o Projeto de Lei de autoria do Senador José Sarney, que altera Leis que beneficiam portadores de deficiência, como, por exemplo, uma que reduz de 5% para 3% o numero de empregados portadores de deficiência e a não obrigatoriedade da educação inclusiva.
Assim, aproveito este espaço e solicito, também, que todos os leitores cobrem dos deputados que deram seus votos para que NÂO aprovem esta lei. Pois com o preconceito abundante ainda existente em nossa sociedade, necessitamos de cotas como essa e principalmente da educação inclusiva.
Os presentes classificaram a audiência como satisfatória, e Douglas Kato, afirma, que todas as sugestões apresentadas servirão de parâmetro para estudos de melhoria a acessibilidade em nosso município.



Confiram alguns momentos:


Douglas Kato expondo sua iniciativa
Douglas Kato, Profª Eliane Ferrari Chagas (Lica) Dept° Fisio Unesp e eu

Dr. Luiz Antonio Miguel ferreira
( Promotor de Justiça da Pessoa com Deficiência) e eu


Profª Lica (Dept° FisioUnesp), eu e Bruno Tomiazzi (estudante de jornalismo)

Vereador Chicão da Maçã do Amor, eu e Bruno

Bate-papo após à audiência, muitas idéias
que se tranformarão em ações concretas

10 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa do Douglas, espero que seus projetos sejam aprovados, que a revitalização do calçadão seja boa e que não pare por lá, porque os deficientes não andam só na área central precisa nos bairros também.
    Não sabia do projeto do Sarney, precisa divulgar mais isso Camila, estuda um jeito com o Douglas de voces trabalharem esse assunto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pte ta mesmo precisando de mudanças na acessibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver que atitudes estão sendo tomadas,que foram muitos interessdos e que a acessibilidade seja deifinitiva por que aí aquele senhor que fez aquela pergunta, se tem tantos deficientes para tantos banheiros e locais acessiveis, enxergar a resposta.

    Parabéns pelo texto

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Otima iniciativa de represetantes ativos!
    Douglas Kato exemplo!isso ai irmao...e Mila como sempre com tim,as materias para nos apresentar!"
    sou teu fã Menina"
    e equanto as cotas de inclusão de PNE...DIGAMOS NÃO! á redução...adorei a materia!
    Deus te conserve assim sempre!
    amooooo vc

    ResponderExcluir
  5. Olá...não só vc como nós prudentinos nos sentimos descepcionados com as palavras do sr.Vitalino Crellis..., posso te garantir que se ele tivesse um portador de deficiência na familia não pensaria dessa forma.
    E pode ter certeza que enquanto existir pessoas como vc, o Douglas e muitos outros conseguiremos com certeza alcançar muitos beneficios pra nossa cidade, onde irá ajudar a muitos, que com certeza se calam justamente pra não ouvirem esse tipo de comentário feito pelo sr.Vitálino.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. olá ...adorei a materia , me chamou muito atençao como uma estudante de Fisioterapia ,é com muito prazer que me dedico na area,me machuca muito quando vejo alguem tratar mal uam pessoa com deficiencia ,somos todos iguais !
    Eu vou lutar quantas vezes forem preciso para os direitos de um paraplejico.


    adorei a materia parabéns !
    espero q Deus possa tocar no seu coraçao de um jeito especial .
    obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a matéria
    parabéns pelo blog
    sou aluno da Lika e ela falou super bem de vc
    Parabéns pelas conquistas

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da matéria!!!
    Com certeza vai alcançar grande êxito na causa!!esperamos que as pessoas se conscientizem cada vez mais!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. ELEVAP ELEVADORES

    Venda, manutenção de Elevadores e Plataformas para Acessibilidade Prudente e Região

    Acesse: www.elevap.com.br

    Solicite seu orçamento
    e-mail: contato@elevap.com.br
    Tel.: (17) 8138-3971 / 3462-7354

    ResponderExcluir