sábado, 30 de maio de 2009

Luz, que lá vem ela na passarela!

Aconteceu nesta quinta-feira, 28 de maio de 2009, no shopping Frei Caneca, na capital paulista, na 25ª Casa de Criadores, o coletivo TudiCofusi apresentou sua coleção verão 2010. Intitulada “Meu Mundo Diminuiu”, inspirada no conceito de mutação/adaptação do homem ao meio ambiente, especificamente no processo de transformação, ambiental e climática, que o mundo atravessa. A marca desfilou no segundo dia do evento, num mix de “peças mutantes e com deformações” desenvolvidas a partir dessa necessidade. “Nossa coleção é uma resposta ao aquecimento global, causa da inversão das estações e de fenômenos como o El Niño, o efeito estufa e a sensação de ter o Pólo Norte em Salvador!”, contam as idealizadoras da marca, a estilista Alexandra Fernandes e as designers Stella Fernandes, Keila Akemi e Márcia Higuchi.

Apostaram na mistura de cores frias e quentes, indo do branco, bege e azul ao verde-cítrico, laranja e vermelho, voltada para os tons da natureza, de plantas e bichos. Destaque para a combinação de biquíni e casaco com shape de inverno e tecido levinho, um dos looks que melhor sintetiza o conceito do verão TudiCofusi.

Além da preocupação com a questão ambiental, outro diferencial do coletivo TudiCofusi foi inserir na passarela, em apoio ao Projeto Viva a Diferença, mulheres com deficiências físicas. Para isso contaram com duas modelos do casting da fotógrafa e publicitária Kica de Castro, Any Marques, (deficiente auditiva) e Haonê Thinar, (amputada de uma perna desde os nove anos em virtude de um tumor ósseo) que é destaque da agência alemã Visable, de Dirk Gelbrecht, com sede em Langelsheim, representada no Brasil por Kica de Castro.

O acontecimento no evento foi um importante passo para romper os paradigmas relacionados à deficiência e provar que nada impede a realização de sonhos e objetivos traçados.

“A TudiCofusi mostrou, através da gente, que não existe idade, raça, estado físico, para a moda. A moda é o que você acredita que ela é, sem subterfúgios. É um vicio chamado vaidade, que pulsa na veia da gente em cada passo na passarela, cada fotografia, era uma mirada da lente da câmera no coração do modelo “, opina Any Marques.




Já para Haonê Thinar, vai além da quebra de preconceito, de superação de limites.
“Quero ter reconhecimento como profissional, sair nas ruas e ser fotografada, ter meu nome citado, receber o carinho e admiração das pessoas”.



“Quando a platéia começou me aplaudir,
senti uma emoção indescritível”.

Kica comenta que está orgulhosa e satisfeita com o profissionalismo e seriedade com que as meninas encaram o trabalho. São pontuais, responsáveis e disciplinadas, cuidam da alimentação, do corpo e da mente. Apesar da pouca experiência, mostram o seu empenho e talento, provando que o trabalho com deficientes físicos é algo que pode e deve ser encarado como profissão e não somente como algo assistencialista, como ainda acontece...
“A emoção durante o desfile foi grande. No final, saí correndo para dar um forte abraço nelas, que estavam com um sorriso maior que o rosto e brilharam na passarela”, comenta Kica, emocionada.


Backstage

Any Marques, Marcelo, Keila Akemi, Stella e Haonê Thinar

Any Marques, Haonê, consultora de moda Gloria Kalil
e Marcelo- projeto Viva a Diferença

Any Marques

Foto Sandra Silva de Oliveira
Any Marques, Haonê Thinar,
Kica de Castro-fotografia/Visable,
Stella Fernandes-TudiCofusi e
Marcelo - projeto Viva a Diferença

No atelie da marca, da esquerda para direita, Juliana Vargas Ferreira (estudante
de pós-graduação em Jornalismo Literário ), estilistas da Tudi,
Sandra (mãe de Haonê), e as modelo Any Marques e Haonê Thinar.

Haonê e Rodrigo Nonato

Antes do desfile Haonê usa camiseta de Evandro
LEGAL CAMISETAS VESTINDO INCLUSÃO


Confira o desfile


Colaboradores e parceiros – Nesta edição, colaboram com o coletivo TudiCofusi: Dani Ruano, no styling; a banda Bazar Pamplona, à frente da trilha sonora; a estilista Debora Casa, que assina os biquínis; o coletivo Televisão de Cachorro, com uma projeção na passarela; e a artista plástica Edilaine Cunha, na estamparia. A TudiCofusi conta ainda com as parcerias da Vicunha, Doutex e Converse. O estúdio Aretha garante o release e a redatora Ângela Ribeiro completa com seus Delírios em Palavras

+ FICHA TÉCNICA DESFILE //Tudis/Alexandra Fernandes/Keila Akemi/Marcia Higuchi/Stella Fernandes //Estilista colaboradora//Debora Casa //Stylist//Dani Ruano //Calçados//Converse All Star //Beleza//Lavoisier //Estampas//Edilaine Cunha //Vj/Televisão de cachorro //Trilha//Bazar Pamplona //Release//concepção//Estúdio Aretha //Ilustra máscara//Wagner Viana //Delírio em palavras//Angela Ribeiro //Modelos convidadas//Andrea Company/Flávia Cunha //Modelos VIVA A DIFERENÇA//Marcia Gori //Modelos Kica de Castro - Fotografias e Visable//Haonê Thinar/Any Marques//Bluetooth Marketing//Confraria Mobile //Captação//estúdio 101 //Cobertura//Louvre809

O coletivo TudiCofusi, projeto Viva a Diferença e Kica de Castro-Fotografias/Visable fizeram a diferença nesta edição da Casa de Criadores.
Inclusão é isso, respeitar a diversidade, acreditar no potencial humano e dar oportunidade a todos!


Dias Felizes!!

52 comentários:

  1. IRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO!!
    a Haonê tá de parabéns,não deixou a desejar de nenhuma das outras modelos...
    vamos divulgar

    parabéns Camila


    ps.: eu já tinha lido antes de ir ao ar o/

    ResponderExcluir
  2. Muito show!!!! Parabéns Haonê pela beleza e sucesso! Parabéns Kica, tá bombando!!! Parabéns Camilinha, assessora de imprensa nata!!! Tô esperando vocês aqui no Sul pra fazer o programa!!! beijo saudoso!

    ResponderExcluir
  3. Não posso crer!!!! A Kica é maravilhosa, assim como essas estilistas ... Gente!!! amei o vídeo.que bom ver que as pessoas acordaram para a inclusão. Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada de verdade!! Confesso que chorei muito ao ver as meninas na passarela, chorei mais ainda quando ouvi a platéia aplaudir quando Haonê entrou. Lembrei de cada não que o nosso projeto recebeu. Ver as meninas ali, junto com outras modelos sem deficiência, foi um passo enorme para a verdadeira inclusão.
    Agora imaginem, existe a lei de cotas, mas não se aplica nas passarelas. As meninas da TudiCofusi, deram mais que uma oportunidade, mostraram que é possível e bonito de se ver.
    Agora que existe a lei de cotas para negros em desfile de moda, vamos lutar para que ela seja aplicada tbm no caso de deficientes ... Haonê, e negra e deficiente. Olha só como são as coisas...
    Meninas TudiCofusi, nosso muito obrigada!!
    Any e Haonê, parabéns pelo show na passarela
    Marcelo do projeto Viva a Diferença, foi muito bom te conhecer.
    Evandro, grata pela camiseta.
    Valdir, estamos juntos com o Movimento Inclusão Já.
    Diego Madeira, valeu por ensinar como colocar as coisas em negrito (rsrs).
    Camila, mais uma vez, grata por usar o seu talento para blogar sobre o nosso trabalho, não é a toa que te escolhi para ser a minha assistente.
    Gente!!!! Vamos que vamos que ainda tem muito trabalho pela frente...

    ResponderExcluir
  5. Vindo da Kica, só podia dar nisso ... Que coisa emocionante. Todos estam de parabéns. Simplesmente o máximo. Como a Haonê tem presença de passarela, linda.

    ResponderExcluir
  6. Estou orgulhoso de ver tantos profissionais juntos na luta de um único ideal, um mundo melhor para todos. Muita força para continuar essa luta que esta próximo da vitória.

    ResponderExcluir
  7. Cada dia que passa, fico feliz de ver essas conquistas.

    Show de bola.

    ResponderExcluir
  8. Imagino a emoção do evento eu aqui lendo essa matéria,estou emocionada. Continuem assim o trabalho é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. BOMBASTICAMENTE FELIZ!

    Hoje estava na espera para saber qual eram as novidades.
    Momento de comemoração, pois vejo que nosso espaço cresce de forma rápida.
    Meninas lindas de talento incomparável que traz dentro de si um sonho.....ops hj uma realidade reconhecimento profissional
    Deus ñ dá nada para aquele que ñ seja digno!!!!!
    Em outras palavras Parabéns!!!
    Tya vc virou a fada madrinha.........amo vc
    Camila vc se supera a cada texto garota tu tem futuro!
    Beijão!!!!
    Ass: Daiane Lopes (Tya Day)

    ResponderExcluir
  10. Quem tem competência e responsabilidade, vence na vida. Meu avô sempre me dizia isso e ele estava coberto de razão.
    Quando se é compente, se tem coragem de encarar o mundo da forma que ele é (pois nossos sonhos cabem no mundo real como o de todos os outros), basta ter coragem e seriedade pra romper as barreiras e, principalmente, ter muito claro na cabeça, a noção de que a pessoa com deficiência não é merecedora de viver de migalhas de um "mundinho paralelo" criado por aqueles que se acovardaram frente às dificuldades.
    O mundo real é nosso! Ele nos pertence também e iremos conquistá-lo por mérito e por direito. De cabeça erguida, sem temer os desafios, muito menos os preconceitos.
    Pois preconceito nenhum se derruba com discursos. E sim, mostrando serviço, competência e responsabilidade! Sem ficar devendo em nada pra qualquer outro profissional que não possua deficiência. E o que é melhor: derrubando tabus com um imenso sorriso no rosto, com paz no coração e no espírito, sem carregar aquela atitude rançosa de acreditar que a inclusão é um ato de vigança, frente às experiências desagradáveis que tivemos no passado, perpretados por algum tipo de preconceito. Inclusão é exercer cidadania de forma madura.
    Parabéns à Haone, parabéns à Any. E como a própria Kica disse muito bem: "bola pra frente que o trabalho apenas começou".

    DEUS TE ABENÇOE, MADINHAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  11. MARABEL NUNES PIRES30 de maio de 2009 às 22:34

    OLA CAMILA , AMEI FICOU LINDO, ESTOU MUITO ORGULHOSA DE TER CONHECIDO PESSOAS COMO VC , NÃO PESSOALMENTE AINDA , MAS SEU TRABALHO O DA KICA O DUDÉ . O FLAVIO DA COMUNIDADE ANPUTADOS VENCEDORES E MUITOS OUTROS , ESPERO TRABALHAR COM VC UM DIA , FICA COM DEUS !!!

    BJS MARABEL

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a Haonê, a Any e a Kica. Com certeza subimos mais um degrau!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o leitor acima,Dudé,o deficiente não tem que viver de migalhas, nem tem como,afinal olha seu trabalho, conheci um pouco mais de voce na internet e aqui no blog da Camila , a própria Camila, pelo que nos contou, nem iniciou a faculdade e ja encanta com o modo confiante que escreve, as modelos, veja quantas sem deficiencia e as duas lá,fazendo bonito e com certeza ajudando muitas pessoas que tenham este sonho e deixam guardados por falta de incentivo.
    Deixo aqui, mais uma vez minha admiração por este grupo de vencedores corajosos em levantar uma bandeira que não é facil e não estão brincando, nem discursando, estão trabalhando com seriedade e competencia.
    Parabéns também aos que não tem deficiencia e acreditam no mundo de igualdade, Kica de Castro que ja conheci aqui e a equipe TudiCofusi que acabei de conehecer.

    Bjos e sucesso a todos

    ResponderExcluir
  14. Que inveja eu tambem quero!!!!!
    ficou findo parabens pra totas um beijoo Kica agente consegue chegar lá que Deus ilumeli o caminho de voces e que apareça mais e mais trabalhos como este

    Luci Lima

    ResponderExcluir
  15. Que bacana. Fico muito feliz ao ver que a inclusão esta se entrelaçando em vários ramos, é necessário que a lei aconteça, não apenas pra dizer existe inclusão. È muito bom ver que nosso espaço esta sendo conquistado por pessoas que não tem medo de receber um "não", que cada passo que der será pra o sucesso. Parabéns meninas,parabéns Kika vc é um diamante mesmo...e a Camila...sem comentários...fico contente ao ver essa LUZ BRILHAR..bj

    ResponderExcluir
  16. PARABENS PELO TRABALHO!
    SOU COLEGA DO DUDÉ!!!!!!!!!!!!
    besos
    Patt Baleeira

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, muito sucesso e grandes conquistas!!

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosa Ação!
    Parabéns pela belíssima arte que deve sempre estar brilhando não somente na moda, mas em todos as àreas da vida!
    beijinhos

    Cy Zamparolli

    ResponderExcluir
  19. Que todos os dias se possa ter manifestações de inclusão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Guerreiras como Kica de Castro são poucas por aí. Sem sombra de dúvidas, vamos ter muitas coisas, graças ao trabalho dessa pessoa iluminada e cheia de humanidade. Parabéns a nossa futura jornalista,Camila Mancini, que esta indo pelo caminho certo.

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Lucas Pereira1 de junho de 2009 às 16:15

    Gostei de ver!!!
    Mulheres lindas com def na passarela. Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de manifestar a satisfação de poder ler algo tão espetácular . o texto é ótimo, as modelos são lindas, a iniciativa da marca é perfeita e Kica de Castro é abençoada por lutar todos os dias por uma causa tão nobre. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  23. Aos envolvidos os meus sinceros parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Uau!!!!
    Eh isso aí pessoal. Muito bm.

    ResponderExcluir
  25. Ana Claudia F Soares1 de junho de 2009 às 21:40

    Muito bom esse trabalho, inclusão é isso, como diz Camila no final do texto.
    Parabéns a Kica, modelos e as estilistas da TudiCofusi!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Amei o texto. O trabalho de todos esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Falar de inclusão é muito facil. Dificil não existe no dicionário de Kica, ainda bem.Continue na luta, pois, você sempre ajuda os outros a realizarem os seus sonhos.

    ResponderExcluir
  28. Felicitações para a equipe que luta pelo seus objetivos. Tudo de bom, sempre.

    ResponderExcluir
  29. Só posso parabenizar e desejar muito mais sucesso a equipe.

    Beijos,

    Poly

    ResponderExcluir
  30. GRANDE KICA!!!
    Parabéns por essa vitória e tenho certeza que muitas outras estão por vir.

    ResponderExcluir
  31. José Henrique Costa2 de junho de 2009 às 07:06

    Coragem, Determinação,Atitude,Exemplo!
    Todos com letras maiúsculas,não podia ser diferente diante de tanta energia boa.
    Estou absurdamente encantado com vocês, fotográfa, modelos, estilistas e Camila, quero conhecê-la, menina ponderada nas palavras,mostra uma realidade de maneira tão brilhante e astral positivo que realmente mostra a deficiência do jeito que tem que ser.
    Parabéns criança, você é um encanto.
    Parabéns a toda essa trupe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Maravilhoso o evento..ainda mais por ter dado a oportunidade para a modelo Haonê..que é muito bonita por sinal.Pelo o que eu vi nas fotos o desfile deve ter sido show! E você sabe que eu nem gosto dessas coisas né ca?! MAGINA!!;x
    Parabéns camilinha, você realmente tem o dom de escrever. A é claro parabéns a Kica também!
    Sucesso sempre para você minha linda.
    Um beijo carinhoso, Naty.

    ResponderExcluir
  33. adorei Camilinha,,,
    vc ta matando a pau mocinha,,,
    muito massa o evento e vc ta cada dia melhor com seu dom de escrever,,,
    parabéns pra vc e Kica,,,
    bjão flor,,,

    ResponderExcluir
  34. Emilia Aparecida Santos3 de junho de 2009 às 08:33

    Como diz a Kica, trabalho em equipe sempre é melhor.
    A cada dia uma bareira a menos no caminh do vocês, bom de ver.

    Beijocas mil,

    Mi

    ResponderExcluir
  35. Uma pena que não dá para colocar um publico aplaudindo, em pé, vocês todas aqui.
    Interação total, entre profissionais com e sem deficiência, verdade Camila ISSO É INCLUSÃO!
    Prometo vou acompanhar tudo que você contar aqui, pois é sábia na escolha das novidades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Como é bom saber que existem pessoas como a Kica, como essas estilistas, da mesma forma que é bom ler, a forma que Camila escreve, mesmo sendo deficienete, como eu, ela não usa termos vulgares para falar de inclusão. Gostei de ver, assim que se faz um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  37. Que todas as forças positivas venham para esse trabalho, que Deus ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  38. Somo todos os comentários, e faço deles as minhas palavras. Deus iluminou Kica para que ela distribua essa semente de inclusão para todos os cantos. Kica continue assim, seu caminho é do bem.

    ResponderExcluir
  39. Rita Cássia da Costa3 de junho de 2009 às 14:28

    Incluir é isso, estar no meio fazer aparecer, não essa de criar mundos paralelos.
    Camila, virei sua fã, assim, como te todas as pessoas que estam nessa matéria.

    ResponderExcluir
  40. Kica sempre supera as barreiras do dia-a-dia da pessoa com deficência fisica.
    Lindo o trabalho dela, a foto vem da alma. Sou fã.

    ResponderExcluir
  41. A todos, grata pelas palavras de carinho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Yara Ferreira Tavares4 de junho de 2009 às 19:21

    Quanta emoção no ar coisa boa.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns a todos pela "ousadia" em tratar de um assunto ainda tão cheios de tabus, vocês fazem a inclusão acontecer com maestria!
    Lindo demais!
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  44. Que essas noticias possam chegar a nossos governantes, esse trabalho de inclusão é fantástico.

    ResponderExcluir
  45. Tem muita gente, que fala, que tem que fazer isso é aquilo para se ter inclusão, pessoas que não tem noção e tã pouco conhece a nossa realidade. O trabalho da Kica é fantástico, por que ela não fala, ela mostra, e de uma forma que todos se sentem valorizados. Isso e inclusão. Ao desfile, parabéns, colocar uma amputada sem protese e não apelar para o "coitainha", foi genial.

    ResponderExcluir
  46. Uma coisa é fato, falou em inclusão, Kica esta envolvida ... ainda quando é coisa bem feita. Essa é um profissonal, no qual os outros devem seguir o exemplo.
    Não deixo de lado os devidos meritos dos outros profissionais, como as estilistas, essa futura jornalista que escreve tão bem e claro as modelos que encantam os nossos olhos. Todos os meus sinceros parabéns.

    ResponderExcluir
  47. ai gentee muiiiiiittoooooo obrigadaaa pelos elogioos . eu amei tudoo e estou muito feliz agradeço muito a Kica de Castro que me dá todas essas opurtunidades Briijooo Haonê Thinar

    ResponderExcluir
  48. Eh isso aiiiiiiiiiiiiiii, bola para frente.

    ResponderExcluir
  49. Camilaaa estou lendo todos os post´s, estou totalmente apaixonada por esse talento!
    Menina cada novidade que você traz, estou vendo que este mundo de inclusão está se expandindo cada vez mais e sem aquela classica mania de mostrar deficiente como coitadinhos ou que servem somente para trabalhos sociais e pude perceber que trabalhos como da Kica realmente os colocam em total igualdade com as pessoas sem deficiencia.
    Parabéns galera, não parem nunca, pois vocês contagiam com essa energia positiva.

    Beijos a todos que fazem parte desta equipe.

    ResponderExcluir
  50. Haonê ela é linda por que ela nao ganho pra mim voce foi a mmelhor beijos.

    ResponderExcluir