Aconteceu nesta quinta-feira, 28 de maio de 2009, no shopping Frei Caneca, na capital paulista, na 25ª Casa de Criadores, o coletivo TudiCofusi apresentou sua coleção verão 2010. Intitulada “Meu Mundo Diminuiu”, inspirada no conceito de mutação/adaptação do homem ao meio ambiente, especificamente no processo de transformação, ambiental e climática, que o mundo atravessa. A marca desfilou no segundo dia do evento, num mix de “peças mutantes e com deformações” desenvolvidas a partir dessa necessidade. “Nossa coleção é uma resposta ao aquecimento global, causa da inversão das estações e de fenômenos como o El Niño, o efeito estufa e a sensação de ter o Pólo Norte em Salvador!”, contam as idealizadoras da marca, a estilista Alexandra Fernandes e as designers Stella Fernandes, Keila Akemi e Márcia Higuchi.
Apostaram na mistura de cores frias e quentes, indo do branco, bege e azul ao verde-cítrico, laranja e vermelho, voltada para os tons da natureza, de plantas e bichos. Destaque para a combinação de biquíni e casaco com shape de inverno e tecido levinho, um dos looks que melhor sintetiza o conceito do verão TudiCofusi.
Além da preocupação com a questão ambiental, outro diferencial do coletivo TudiCofusi foi inserir na passarela, em apoio ao Projeto Viva a Diferença, mulheres com deficiências físicas. Para isso contaram com duas modelos do casting da fotógrafa e publicitária Kica de Castro, Any Marques, (deficiente auditiva) e Haonê Thinar, (amputada de uma perna desde os nove anos em virtude de um tumor ósseo) que é destaque da agência alemã Visable, de Dirk Gelbrecht, com sede em Langelsheim, representada no Brasil por Kica de Castro.
O acontecimento no evento foi um importante passo para romper os paradigmas relacionados à deficiência e provar que nada impede a realização de sonhos e objetivos traçados.
“A TudiCofusi mostrou, através da gente, que não existe idade, raça, estado físico, para a moda. A moda é o que você acredita que ela é, sem subterfúgios. É um vicio chamado vaidade, que pulsa na veia da gente em cada passo na passarela, cada fotografia, era uma mirada da lente da câmera no coração do modelo “, opina Any Marques.
Já para Haonê Thinar, vai além da quebra de preconceito, de superação de limites.
“Quero ter reconhecimento como profissional, sair nas ruas e ser fotografada, ter meu nome citado, receber o carinho e admiração das pessoas”.
“Quando a platéia começou me aplaudir, senti uma emoção indescritível”.
Kica comenta que está orgulhosa e satisfeita com o profissionalismo e seriedade com que as meninas encaram o trabalho. São pontuais, responsáveis e disciplinadas, cuidam da alimentação, do corpo e da mente. Apesar da pouca experiência, mostram o seu empenho e talento, provando que o trabalho com deficientes físicos é algo que pode e deve ser encarado como profissão e não somente como algo assistencialista, como ainda acontece...
“A emoção durante o desfile foi grande. No final, saí correndo para dar um forte abraço nelas, que estavam com um sorriso maior que o rosto e brilharam na passarela”, comenta Kica, emocionada.
Backstage
Any Marques, Marcelo, Keila Akemi, Stella e Haonê Thinar
Any Marques, Haonê, consultora de moda Gloria Kalil e Marcelo- projeto Viva a Diferença
Any Marques
Foto Sandra Silva de Oliveira Any Marques, Haonê Thinar,
Kica de Castro-fotografia/Visable,
Stella Fernandes-TudiCofusi e
Marcelo - projeto Viva a Diferença
No atelie da marca, da esquerda para direita, Juliana Vargas Ferreira (estudante de pós-graduação em Jornalismo Literário ), estilistas da Tudi,
Sandra (mãe de Haonê), e as modelo Any Marques e Haonê Thinar.
Haonê e Rodrigo Nonato
Confira o desfile
Colaboradores e parceiros – Nesta edição, colaboram com o coletivo TudiCofusi: Dani Ruano, no styling; a banda Bazar Pamplona, à frente da trilha sonora; a estilista Debora Casa, que assina os biquínis; o coletivo Televisão de Cachorro, com uma projeção na passarela; e a artista plástica Edilaine Cunha, na estamparia. A TudiCofusi conta ainda com as parcerias da Vicunha, Doutex e Converse. O estúdio Aretha garante o release e a redatora Ângela Ribeiro completa com seus Delírios em Palavras
+ FICHA TÉCNICA DESFILE //Tudis/Alexandra Fernandes/Keila Akemi/Marcia Higuchi/Stella Fernandes //Estilista colaboradora//Debora Casa //Stylist//Dani Ruano //Calçados//Converse All Star //Beleza//Lavoisier //Estampas//Edilaine Cunha //Vj/Televisão de cachorro //Trilha//Bazar Pamplona //Release//concepção//Estúdio Aretha //Ilustra máscara//Wagner Viana //Delírio em palavras//Angela Ribeiro //Modelos convidadas//Andrea Company/Flávia Cunha //Modelos VIVA A DIFERENÇA//Marcia Gori //Modelos Kica de Castro - Fotografias e Visable//Haonê Thinar/Any Marques//Bluetooth Marketing//Confraria Mobile //Captação//estúdio 101 //Cobertura//Louvre809
O coletivo TudiCofusi, projeto Viva a Diferença e Kica de Castro-Fotografias/Visable fizeram a diferença nesta edição da Casa de Criadores.
Inclusão é isso, respeitar a diversidade, acreditar no potencial humano e dar oportunidade a todos!
Dias Felizes!!
IRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO!!
ResponderExcluira Haonê tá de parabéns,não deixou a desejar de nenhuma das outras modelos...
vamos divulgar
parabéns Camila
ps.: eu já tinha lido antes de ir ao ar o/
Muito show!!!! Parabéns Haonê pela beleza e sucesso! Parabéns Kica, tá bombando!!! Parabéns Camilinha, assessora de imprensa nata!!! Tô esperando vocês aqui no Sul pra fazer o programa!!! beijo saudoso!
ResponderExcluirNão posso crer!!!! A Kica é maravilhosa, assim como essas estilistas ... Gente!!! amei o vídeo.que bom ver que as pessoas acordaram para a inclusão. Parabéns a todos os envolvidos.
ResponderExcluirFiquei emocionada de verdade!! Confesso que chorei muito ao ver as meninas na passarela, chorei mais ainda quando ouvi a platéia aplaudir quando Haonê entrou. Lembrei de cada não que o nosso projeto recebeu. Ver as meninas ali, junto com outras modelos sem deficiência, foi um passo enorme para a verdadeira inclusão.
ResponderExcluirAgora imaginem, existe a lei de cotas, mas não se aplica nas passarelas. As meninas da TudiCofusi, deram mais que uma oportunidade, mostraram que é possível e bonito de se ver.
Agora que existe a lei de cotas para negros em desfile de moda, vamos lutar para que ela seja aplicada tbm no caso de deficientes ... Haonê, e negra e deficiente. Olha só como são as coisas...
Meninas TudiCofusi, nosso muito obrigada!!
Any e Haonê, parabéns pelo show na passarela
Marcelo do projeto Viva a Diferença, foi muito bom te conhecer.
Evandro, grata pela camiseta.
Valdir, estamos juntos com o Movimento Inclusão Já.
Diego Madeira, valeu por ensinar como colocar as coisas em negrito (rsrs).
Camila, mais uma vez, grata por usar o seu talento para blogar sobre o nosso trabalho, não é a toa que te escolhi para ser a minha assistente.
Gente!!!! Vamos que vamos que ainda tem muito trabalho pela frente...
Vindo da Kica, só podia dar nisso ... Que coisa emocionante. Todos estam de parabéns. Simplesmente o máximo. Como a Haonê tem presença de passarela, linda.
ResponderExcluirEstou orgulhoso de ver tantos profissionais juntos na luta de um único ideal, um mundo melhor para todos. Muita força para continuar essa luta que esta próximo da vitória.
ResponderExcluirCada dia que passa, fico feliz de ver essas conquistas.
ResponderExcluirShow de bola.
Imagino a emoção do evento eu aqui lendo essa matéria,estou emocionada. Continuem assim o trabalho é muito bom.
ResponderExcluirBOMBASTICAMENTE FELIZ!
ResponderExcluirHoje estava na espera para saber qual eram as novidades.
Momento de comemoração, pois vejo que nosso espaço cresce de forma rápida.
Meninas lindas de talento incomparável que traz dentro de si um sonho.....ops hj uma realidade reconhecimento profissional
Deus ñ dá nada para aquele que ñ seja digno!!!!!
Em outras palavras Parabéns!!!
Tya vc virou a fada madrinha.........amo vc
Camila vc se supera a cada texto garota tu tem futuro!
Beijão!!!!
Ass: Daiane Lopes (Tya Day)
Quem tem competência e responsabilidade, vence na vida. Meu avô sempre me dizia isso e ele estava coberto de razão.
ResponderExcluirQuando se é compente, se tem coragem de encarar o mundo da forma que ele é (pois nossos sonhos cabem no mundo real como o de todos os outros), basta ter coragem e seriedade pra romper as barreiras e, principalmente, ter muito claro na cabeça, a noção de que a pessoa com deficiência não é merecedora de viver de migalhas de um "mundinho paralelo" criado por aqueles que se acovardaram frente às dificuldades.
O mundo real é nosso! Ele nos pertence também e iremos conquistá-lo por mérito e por direito. De cabeça erguida, sem temer os desafios, muito menos os preconceitos.
Pois preconceito nenhum se derruba com discursos. E sim, mostrando serviço, competência e responsabilidade! Sem ficar devendo em nada pra qualquer outro profissional que não possua deficiência. E o que é melhor: derrubando tabus com um imenso sorriso no rosto, com paz no coração e no espírito, sem carregar aquela atitude rançosa de acreditar que a inclusão é um ato de vigança, frente às experiências desagradáveis que tivemos no passado, perpretados por algum tipo de preconceito. Inclusão é exercer cidadania de forma madura.
Parabéns à Haone, parabéns à Any. E como a própria Kica disse muito bem: "bola pra frente que o trabalho apenas começou".
DEUS TE ABENÇOE, MADINHAAAAAAAAAAAA
OLA CAMILA , AMEI FICOU LINDO, ESTOU MUITO ORGULHOSA DE TER CONHECIDO PESSOAS COMO VC , NÃO PESSOALMENTE AINDA , MAS SEU TRABALHO O DA KICA O DUDÉ . O FLAVIO DA COMUNIDADE ANPUTADOS VENCEDORES E MUITOS OUTROS , ESPERO TRABALHAR COM VC UM DIA , FICA COM DEUS !!!
ResponderExcluirBJS MARABEL
Parabéns a Haonê, a Any e a Kica. Com certeza subimos mais um degrau!
ResponderExcluirConcordo com o leitor acima,Dudé,o deficiente não tem que viver de migalhas, nem tem como,afinal olha seu trabalho, conheci um pouco mais de voce na internet e aqui no blog da Camila , a própria Camila, pelo que nos contou, nem iniciou a faculdade e ja encanta com o modo confiante que escreve, as modelos, veja quantas sem deficiencia e as duas lá,fazendo bonito e com certeza ajudando muitas pessoas que tenham este sonho e deixam guardados por falta de incentivo.
ResponderExcluirDeixo aqui, mais uma vez minha admiração por este grupo de vencedores corajosos em levantar uma bandeira que não é facil e não estão brincando, nem discursando, estão trabalhando com seriedade e competencia.
Parabéns também aos que não tem deficiencia e acreditam no mundo de igualdade, Kica de Castro que ja conheci aqui e a equipe TudiCofusi que acabei de conehecer.
Bjos e sucesso a todos
Que inveja eu tambem quero!!!!!
ResponderExcluirficou findo parabens pra totas um beijoo Kica agente consegue chegar lá que Deus ilumeli o caminho de voces e que apareça mais e mais trabalhos como este
Luci Lima
Que bacana. Fico muito feliz ao ver que a inclusão esta se entrelaçando em vários ramos, é necessário que a lei aconteça, não apenas pra dizer existe inclusão. È muito bom ver que nosso espaço esta sendo conquistado por pessoas que não tem medo de receber um "não", que cada passo que der será pra o sucesso. Parabéns meninas,parabéns Kika vc é um diamante mesmo...e a Camila...sem comentários...fico contente ao ver essa LUZ BRILHAR..bj
ResponderExcluirPARABENS PELO TRABALHO!
ResponderExcluirSOU COLEGA DO DUDÉ!!!!!!!!!!!!
besos
Patt Baleeira
Parabéns, muito sucesso e grandes conquistas!!
ResponderExcluirMaravilhosa Ação!
ResponderExcluirParabéns pela belíssima arte que deve sempre estar brilhando não somente na moda, mas em todos as àreas da vida!
beijinhos
Cy Zamparolli
Que todos os dias se possa ter manifestações de inclusão. Parabéns.
ResponderExcluirGuerreiras como Kica de Castro são poucas por aí. Sem sombra de dúvidas, vamos ter muitas coisas, graças ao trabalho dessa pessoa iluminada e cheia de humanidade. Parabéns a nossa futura jornalista,Camila Mancini, que esta indo pelo caminho certo.
ResponderExcluirGostei de ver!!!
ResponderExcluirMulheres lindas com def na passarela. Muito bom, parabéns.
Gostaria de manifestar a satisfação de poder ler algo tão espetácular . o texto é ótimo, as modelos são lindas, a iniciativa da marca é perfeita e Kica de Castro é abençoada por lutar todos os dias por uma causa tão nobre. Parabéns a todos.
ResponderExcluirAos envolvidos os meus sinceros parabéns.
ResponderExcluirUau!!!!
ResponderExcluirEh isso aí pessoal. Muito bm.
Muito bom esse trabalho, inclusão é isso, como diz Camila no final do texto.
ResponderExcluirParabéns a Kica, modelos e as estilistas da TudiCofusi!
Beijos
Amei o texto. O trabalho de todos esta de parabéns.
ResponderExcluirFalar de inclusão é muito facil. Dificil não existe no dicionário de Kica, ainda bem.Continue na luta, pois, você sempre ajuda os outros a realizarem os seus sonhos.
ResponderExcluirFelicitações para a equipe que luta pelo seus objetivos. Tudo de bom, sempre.
ResponderExcluirMatéria MARA!!!
ResponderExcluirSó posso parabenizar e desejar muito mais sucesso a equipe.
ResponderExcluirBeijos,
Poly
GRANDE KICA!!!
ResponderExcluirParabéns por essa vitória e tenho certeza que muitas outras estão por vir.
Coragem, Determinação,Atitude,Exemplo!
ResponderExcluirTodos com letras maiúsculas,não podia ser diferente diante de tanta energia boa.
Estou absurdamente encantado com vocês, fotográfa, modelos, estilistas e Camila, quero conhecê-la, menina ponderada nas palavras,mostra uma realidade de maneira tão brilhante e astral positivo que realmente mostra a deficiência do jeito que tem que ser.
Parabéns criança, você é um encanto.
Parabéns a toda essa trupe!
Abraços
Maravilhoso o evento..ainda mais por ter dado a oportunidade para a modelo Haonê..que é muito bonita por sinal.Pelo o que eu vi nas fotos o desfile deve ter sido show! E você sabe que eu nem gosto dessas coisas né ca?! MAGINA!!;x
ResponderExcluirParabéns camilinha, você realmente tem o dom de escrever. A é claro parabéns a Kica também!
Sucesso sempre para você minha linda.
Um beijo carinhoso, Naty.
adorei Camilinha,,,
ResponderExcluirvc ta matando a pau mocinha,,,
muito massa o evento e vc ta cada dia melhor com seu dom de escrever,,,
parabéns pra vc e Kica,,,
bjão flor,,,
Como diz a Kica, trabalho em equipe sempre é melhor.
ResponderExcluirA cada dia uma bareira a menos no caminh do vocês, bom de ver.
Beijocas mil,
Mi
Uma pena que não dá para colocar um publico aplaudindo, em pé, vocês todas aqui.
ResponderExcluirInteração total, entre profissionais com e sem deficiência, verdade Camila ISSO É INCLUSÃO!
Prometo vou acompanhar tudo que você contar aqui, pois é sábia na escolha das novidades.
Beijos
Como é bom saber que existem pessoas como a Kica, como essas estilistas, da mesma forma que é bom ler, a forma que Camila escreve, mesmo sendo deficienete, como eu, ela não usa termos vulgares para falar de inclusão. Gostei de ver, assim que se faz um mundo melhor.
ResponderExcluirQue todas as forças positivas venham para esse trabalho, que Deus ilumine sempre.
ResponderExcluirParabéns.
ResponderExcluirSomo todos os comentários, e faço deles as minhas palavras. Deus iluminou Kica para que ela distribua essa semente de inclusão para todos os cantos. Kica continue assim, seu caminho é do bem.
ResponderExcluirIncluir é isso, estar no meio fazer aparecer, não essa de criar mundos paralelos.
ResponderExcluirCamila, virei sua fã, assim, como te todas as pessoas que estam nessa matéria.
Kica sempre supera as barreiras do dia-a-dia da pessoa com deficência fisica.
ResponderExcluirLindo o trabalho dela, a foto vem da alma. Sou fã.
A todos, grata pelas palavras de carinho.
ResponderExcluirBeijos.
Quanta emoção no ar coisa boa.
ResponderExcluirParabéns a todos pela "ousadia" em tratar de um assunto ainda tão cheios de tabus, vocês fazem a inclusão acontecer com maestria!
ResponderExcluirLindo demais!
Beijos a todos
Que essas noticias possam chegar a nossos governantes, esse trabalho de inclusão é fantástico.
ResponderExcluirTem muita gente, que fala, que tem que fazer isso é aquilo para se ter inclusão, pessoas que não tem noção e tã pouco conhece a nossa realidade. O trabalho da Kica é fantástico, por que ela não fala, ela mostra, e de uma forma que todos se sentem valorizados. Isso e inclusão. Ao desfile, parabéns, colocar uma amputada sem protese e não apelar para o "coitainha", foi genial.
ResponderExcluirUma coisa é fato, falou em inclusão, Kica esta envolvida ... ainda quando é coisa bem feita. Essa é um profissonal, no qual os outros devem seguir o exemplo.
ResponderExcluirNão deixo de lado os devidos meritos dos outros profissionais, como as estilistas, essa futura jornalista que escreve tão bem e claro as modelos que encantam os nossos olhos. Todos os meus sinceros parabéns.
ai gentee muiiiiiittoooooo obrigadaaa pelos elogioos . eu amei tudoo e estou muito feliz agradeço muito a Kica de Castro que me dá todas essas opurtunidades Briijooo Haonê Thinar
ResponderExcluirEh isso aiiiiiiiiiiiiiii, bola para frente.
ResponderExcluirCamilaaa estou lendo todos os post´s, estou totalmente apaixonada por esse talento!
ResponderExcluirMenina cada novidade que você traz, estou vendo que este mundo de inclusão está se expandindo cada vez mais e sem aquela classica mania de mostrar deficiente como coitadinhos ou que servem somente para trabalhos sociais e pude perceber que trabalhos como da Kica realmente os colocam em total igualdade com as pessoas sem deficiencia.
Parabéns galera, não parem nunca, pois vocês contagiam com essa energia positiva.
Beijos a todos que fazem parte desta equipe.
Haonê ela é linda por que ela nao ganho pra mim voce foi a mmelhor beijos.
ResponderExcluir