domingo, 17 de janeiro de 2010

Viver a Vida... Luciana volta a ser Top !

Após acidente, Luciana (de Viver a vida, novela da Rede Globo), que ficou tetraplégica, posa para as câmeras de Ingrid.(capítulo que vai ao ar, nesta segunda-feira 18), a ajuda da enfermeira é fundamental. Sem ela, para posicionar Luciana durante o ensaio, a sessão não seria possível. Mas o resultado é belíssimo.
Mesmo na cadeira de rodas (que Luciana temia que pudesse tirar a beleza das fotos), a modelo arrasa.
Aliás, sua profissão faz toda a diferença. Luciana, mesmo que guiada por Ingrid durante os cliques, ajudando-a a explorar seus melhores ângulos, tirou as fotos, que ficaram excelentes.
No fim, Ingrid e suas assistentes ficaram lisonjeadas, por poderem realizar trabalho tão bacana com a modelo. Miguel completa, meio de brincadeira, meio sério: “Não sabia o que era fotografar uma top”.
Fonte http://viveravida.globo.com/Novela/Viveravida/Fiquepordentro/0,,AA1707784-17526,00.html


Foto TV Globo/Divulgação

Neste caso, aquela clássica frase de que a “Arte imita a vida” se aplica muito bem, pois, há 7 anos, a fotógrafa e publicitária, Kica de Castro, vem desenvolvendo o mesmo trabalho, que, em seu início, teve o mesmo objetivo retratado pela novela: resgatar a auto- estima das pessoas com deficiência(chamou isso de Fototerapia), principalmente das mulheres, que se preocupam mais com a estética, em manter-se bonitas e sensuais. Com o passar do tempo, esse trabalho ultrapassou as fronteiras da terapia física e mental e ganhou essência profissional. Nessa atitude de ousada inovação, abriu as estreitas portas do estigmatizado e padronizado mundo fashion, para que deficientes físicos pudessem mostrar a todos e provar para si mesmos que possuem e podem, sim, exibir seus talentos em toda e qualquer área, incluindo o mundo da moda . Prova disto é que a ideia de Kica de Castro saiu dos limites do estúdio , para ganhar amplitude nas passarelas, com diversos convites para desfiles em São Paulo e outros estados, como Goiânia, MG e PR... .Além da importância profissional na vida de cada modelo, um outro papel fundamental desses eventos é o de ampliar a visão do que é e como é realizar a verdadeira inclusão, já que muitos não são direcionados somente para pessoas com deficiência física, como num desfile realizado em São Paulo, onde uma modelo amputada de uma perna desfilou de forma exuberante e tão igual, junto às outras modelos sem deficiência, arrancando aplausos calorosos de todos os presentes.
Espero que Luciana avance em suas perspectivas e que, assim como no caso da vida real, deixe de ser algo somente para melhorar sua auto-estima e se torne seu trabalho, para mostrar ao grande público e, até mesmo, para muitos deficientes que estejam passando pela mesma situação, que é possível ser feliz e realizar seus sonhos profissionais e pessoais, mesmo estando numa cadeira de rodas. Basta entendermos que a cadeira, para nós, não é prisão, e, sim, uma forma de liberdade e autonomia para nossa nova condição de vida.
O que nos aprisiona, realmente, é a forma como canalizamos os pensamentos em nossos limites, afinal o pensamento liberta o corpo!

Conheça algumas "Lucianas" da vida real:



Caroline Marques, 29 anos - paraplégica
" Todos veem a mulher que sou, a cadeira é apenas um detalhe."
Modelo fotográfico e de passarela.

Patricia Lopes,25 anos - paraplégica
"Tinha tudo marcado para começar a ser modelo,
aí veio
o acidente. Pensei que nunca mais iria realizar esse sonho."


Carina Queiroz, 30 anos - paraplégica
“Estar de bem com a vida, é saber aceitar o corpo
do jeito que é e entender que mesmo numa cadeira de
rodas posso ser uma mulher bonita, uma mulher sensual”

Camila Mancini, 20 anos, Paralisia Cerebral- quadriplégica.
“Quando fiz as fotos, como toda mulher retratada por um profissional,
senti-me mais bonita, descobrindo formas de posar de maneira não
convencional, quando se pensa numa cadeirante.”

Diolice da Silva Barbosa, 21 anos, tetraplégica.
" Por ser tetraplégica, achava que a proposta de ser
modelo era loucura. Quando fiz as fotos, descobri que
posso dar ao meu corpo os movimentos que eu quiser.
Agora nada me impede de ser modelo

Jack Brisse, 29 anos - lesão medular
"Acima de tudo, sou uma bela mulher!"

Eliane Santos, 30 anos, Bahia
“ Ser fotografada por Kica era meu sonho, viajei da Bahia até São Paulo,
seguindo mais de 600 km, até a cidade de Presidente Prudente, onde
ocorreu o Caça Talentos”, uma busca de novos modelos para o casting
de sua agência. Valeu a pena correr atrás de meu sonho, já estou colhendo os frutos.”


Alguns trabalhos publicitários:


Haonê Thinar, Dudé e Flavia

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Se Liga! Desliga!

Pessoal, como estão acostumados, em meu blog, falo sobre assuntos que envolvem a deficiência e seus afins... Mas, com os fatos que vêm ocorrendo pelo descontrole da natureza, não poderia deixar de abordar este assunto e apontar projetos que tentam minimizar esses estragos no meio ambiente.

Na virada do ano, tudo que desejamos é saúde, paz, amor, felicidade, conquistas... Acho que está mais do que na hora de acrescentarmos a esses desejos uma importante “atitude:” Mais cuidado com a natureza! "
O começo de 2010 foi marcado com as primeiras notícias no Brasil, carregadas de tristeza, desespero, dor, pela grande tragédia em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, e Ilha Grande, São Paulo, ceifando vidas de seres cheios de planos.
A cada ano, os desastres ecológicos vêm crescendo no Brasil e no mundo, os ecossistemas estão ameaçados pelo descuido do homem.


Nicholas Serrano/AE
Área onde a Pousada Sankay estava localizada na Praia do Bananal,
em Ilha Grande, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. A Defesa Civil
contabiliza 24 mortos; 17 em Ilha Grande e 7 no centro de Angra dos Reis
Fonte: R7 Noticias/

Está na hora de tomarmos providências e nos unir, para salvar o que nos resta da natureza.
Já comecei, há algum tempo, a mudar meus hábitos, como ficar menos tempo no banho, desligar a luz do cômodo, ao sair dele.
Recentemente, conheci uma pessoa muito especial, Jonhnes Carvalho, preocupado com as questões ambientais, sempre procurando formas práticas de garantir a sustentabilidade. Apresentou-me uma campanha muito interessante, à qual todos podem aderir. Trata-se de um projeto que visa à redução da emissão de CO2 no planeta.
Tudo começou no terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Adventista de São Paulo, onde os alunos são desafiados a produzir três campanhas, entre elas uma campanha ideológica.
Foram desafiados a fazer uma campanha que juntasse pequenas atitudes e fizesse a diferença, a impactar o maior número de pessoas, a tal ponto, que elas também aderissem a ideia. Após algumas pesquisas, o grupo decidiu criar uma campanha que incentivasse as pessoas a saírem do MSN, enquanto não estivessem no computador, pois assim economizariam energia em suas casas e nos servidores da Microsoft, já que os mesmos funcionam normal, mesmo quando o computador está em Stand By. Com a boa aceitação da ideia, foram novamente desafiados a ampliar a abrangência do projeto e cuja campanha incentivasse as pessoas a desligarem o computador.
Após mais algumas reuniões e pesquisas, perceberam a necessidade que as pessoas têm de tirar um tempo para elas mesmas, de voltarem a praticar, na vida real, atividades que hoje fazem on-line, muitas vezes alienados e automatizados; e principalmente da importância de desligarem o computador, enquanto não o estivessem utilizando, ajudando, assim, não só à vida social como também a economizar energia e a reduzir as emissões de Co2 geradas pelos servidores de internet. Isto mesmo, a internet também polui!
Mas como seria possível conseguir essa façanha, já que o computador se tem tornado instrumento indispensável para a maioria das pessoas em seu trabalho, escola e, até mesmo, na hora do lazer?
Com essa missão quase impossível nas mãos, surgiu, então, a ideia da campanha 1h100Pc "Se Liga! Desliga!", onde se propôs que as pessoas desligassem seus computadores 1 hora por dia e aproveitassem esse tempo, para praticar atividades que não consumissem energia.
Após a apresentação da campanha, foi ela aceita com grande êxito, tomou tamanha proporção, que conta, hoje, com mais de 3 mil cadastrados nas redes de que participam, tendo grande divulgação nos meios de comunicação. Sites, blogs e twitter acabaram ganhando a simpatia de Paulo Coelho, Sheila Carvalho, Thalita Lipi, incluindo conselhos do cantor Netinho.


A ideia se tem espalhado cada vez mais e a equipe está trabalhando em vários projetos, que irão apoiar a ideia inicial de cadastrar 1 milhão de pessoas no site. Com isto, pretende conscientizar a população sobre a importância do quanto é necessário respeitarmos os limites da natureza, para garantir nossa própria existência e evitar tragédias que vêm ocorrendo frequentemente.
E com muita honra, a partir de agora, também faço parte dessa luta, integrando a equipe da campanha, a convite do meu amigo Jonhnes Carvalho, um dos idealizadores do projeto.
O meu lema para e 2010 será: "Se liga! Desliga!"
E o seu???


Para saber mais, acesse: http://www.1h100pc.blogspot.com/