terça-feira, 23 de março de 2010

Amor e Respeito às Diferenças!

A chegada foi agradável, tudo é vida, imponentes e luxuosas árvores, formam o pequenino bosque; a sinfonia dos pássaros habitantes, perfeita aos ouvidos de almas viventes; perfumes misturam-se ao colorido do jardim. Madres tais quais anjos, em suas vestes alvas como a neve, nos dão as boas vindas!
Essa overdose de paz e tranqüilidade aos poucos cede lugar à curiosidade frente ao desconhecido. Ao adentrar os corredores frios, ladeados de portas entreabertas, os olhos assustados e curiosos alcançam leitos ocupados por seres fragilizados. Seguimos em frente, sedentos de novas descobertas. Chegamos a um dos cômodos mais esperado, onde seus moradores passam uma boa parte do tempo; uma sala, muitas cadeiras, imagens sacras por todos os cantos e uma TV, onde vêem o que acontece no lado de fora. O impacto do momento diante daquela cena (de homens contidos, com olhar vagante, em seu canto, só nos observando) foi quebrado por uma voz fraca, porém expressiva, recepcionando-nos com delicadeza e elegância nas palavras. João , orgulhoso, exibe um quadro na parede - Prêmio Dignidade 2004 - contendo seu nome, narrando as fases de sua vida, com riquezas de detalhes, nos surpreendeu, ao contar-nos que trabalhou, por alguns anos, na construção de nossa universidade. Com orgulho, comenta do sucesso e realização de seus filhos e netos, uma mente que se contrapõe a um corpo marcado pelo tempo, nos prende a atenção por quase uma hora. A vontade de ficar é imensa, mas a busca por desbravar, minuciosamente, aquele local era necessária. A volta pelos corredores nos levara a outros moradores que se aproximavam em busca de um gesto de carinho e de atenção...




Chegando ao lado oposto, um ambiente de paredes rosadas, flores e muita doçura, um certo romantismo pairando no ar, habitando, ali, rostos angelicais, remetendo-nos, imediatamente, à lembrança do acolhimento materno, sim, elas, as mulheres, por mais frágeis que pareçam ser. Pelas décadas já vividas, são capazes de nos encantar e enxergar a bela face do envelhecimento, a sabedoria!
Na sala onde ficam as senhoras que necessitam de um cuidado maior, por suas dificuldades de locomoção, algumas se destacam por algum motivo natural de sua personalidade; algumas carinhosas, outras curiosas e até dengosas, felizes com nossa presença. Enquanto conversava com Elza, uma senhora recheada de carinho e anseio em distribuí-lo, percebi o olhar fixo e rígido de uma senhora introspectiva e observadora. Aproximei-me, cumprimentei-a. Foi o suficiente, para desaparecer-lhe aquela imagem sisuda e nela brotar um sorriso discreto, porém pleno dessa senhora. Logo ao fundo da sala, na ponta de uma grande mesa, alguém diz algo que não entendemos. Ela, de olhos puxadinhos, uma oriental, se comunicando em sua língua, mas, pelo gesto, entendemos o que ela desejava, o que foi confirmado pela enfermeira, que permanece na sala. Ela queria falar e segurar a mão do meu amigo, que, gentilmente e num gesto de muito carinho, lhe retribuiu. E um fato bonitinho ocorreu no momento em que foi disparada uma luz, o flash da minha câmera, para registro da cena tão encantadora. Ela, num jeitinho meigo e dengoso, fez manha, esfregando as mãos nos olhos e dizendo ai ai ai (como uma criança que faz dengo, para receber carinho), arrancando sorrisos de todas as que estavam ali.


Saindo Dali, deparamo-nos com outra senhorinha, que achou muita graça, ao me ver numa cadeira de rodas, brotando de seu íntimo uma gargalhada que, talvez, há muito não se ouvia, mostrando, em seu pensamento, que cadeira de rodas era somente para os idosos.
Passando pelos corredores com portas adornadas de flores, o encantamento era maior a cada encontro, com uma agradável sala de terapia ocupacional com paredes revestidas de sentimento. O momento foi mágico, duas senhoras, com trabalhos distintos, porém magníficos, dona Aurora exprimia, no papel, a suavidade de seu interior. E Madá não emite palavras, mas a doçura de seu sorriso e olhar, noz faz entender as palavras contidas no íntimo de sua alma. Sobre a mesa, tecido com retalhos, um a um, com a sincronia perfeita na combinação das cores, um lindo tapete, que, no mês de dezembro, é acrescentado a outros trabalhos, e realizado um bazar beneficente. Quando registrada nossa imagem e mostrada e ela, a reação de surpresa e gargalhada nos fez perceber que, há tempos, não era retratada numa foto.


Cozinha organizada, pátios, quartos e corredores mostram o carinho que ali é plantado e cultivado.
Mas também encontramos olhares tristes, perdidos no vazio da solidão que invade o coração e o pensamento de cada um, demonstrando um desejo enorme de estar no seio da família, o que é angustiante.
Passei a semana com o pensamento voltado para eles, em seus pensamentos, com vontade de voltar e me solidarizar com cada ser ali presente.


Como lição, fica que nós jovens temos que valorizar cada minuto com nossa família, nossos avós principalmente, que a essência da vida é o AMOR e RESPEITO às DIFERENÇAS!!

7 comentários:

  1. Apesar de não nos surpreender com o amor e respeito aos velhinhos, que já acompanha você desde bebezinha, fico emocionada ao ler cada palavrinha que escreveu aqui. Exprimiu de forma tão delicada a doçura da nossa Camila.
    Linda que Deus abençoe você sempre e conserve sua essencia.

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Amor, que lindo!
    Lindo esse respeito que você tem por eles, quem te conhece desde criança realmente sabe do amor especial que sente pelos idosos
    Cazinha você nasceu para nos orgulhar, surpreender e mais, para ser uma lição, de tudo!

    Amoooo

    ResponderExcluir
  3. Cáh voce é um orgulho para a familia toda.
    Ah se todos fossem iguai a voce, que maravilha seria...
    Que Deus abençoe seu talento sempre

    Beijo querida

    ResponderExcluir
  4. Que lindo texto Camila

    O amor e respeito é lindo, não só pelos idosos, mas pelas diferenças que exientem no mundo e tão pouco observada pelas pessoas que vivem suas individualidades egoistas.
    Parabéns pela sua sensibilidade

    Um abraço bem forte

    ResponderExcluir
  5. Coisa linda que é você menina!
    Exemplo para muitos, que por muito pouco entram em crise existencial, deixam de viver momentos delicados como este seu e de seu amigo.
    Continue sendo o exemplo de vida que é para todos.

    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  6. Coisa linda garota!

    ResponderExcluir
  7. camila ,gostei demais do seu blog estou sempre lendo o que vc escreve, é tudo pura emoção.Que Deus continue iluminando sua vida, te dando força e supração a cada dia .

    ResponderExcluir