segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Hardcoresitting

O esporte radical adaptado(uma espécie de skate,adaptado para cadeirantes) foi criado em Las Vegas, Cálifórnia, por Aaron Fotheringham,17 anos, com lesão medular e que usa cadeira de rodas. Filho de skatistas, que desde cedo, apresentaram os ralfs ao garoto. Ele acompanhava o irmão à pista de BMX (Bike Freestyle). Algum tempo depois, Aaron resolveu dropar da rampa, gostou, uma ousadia que deu certo. As imagens correram o mundo pela internet, espalhando, assim, o esporte.
Pablo Moya, psicólogo desportivo, dirige a equipe de basquete sobre rodas de São José dos Campos-SP, conheceu o esporte na Califórnia e resolveu trazê-lo para o Brasil, contando, hoje, com 3 atletas:
Adriel Silva, 17 anos, com Paralisia Cerebral;
Fernando Mendes, 26 anos, com Lesão Medular;
Carlos, 15 anos, com Lesão Medular.
Por ser um esporte novo no Brasil, é pouco conhecido. Ainda não houve competições. Por enquanto, realizam apresentações em várias cidades do Brasil, a exemplo de São José dos Campos, na edição do Ação Juventude. No dia 6 de fevereiro, foram uma das principais atrações, causaram grande entusiasmo aos participantes do evento no Poliesportivo da Vila Tesouro, fazendo com que a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência(APDE) estude a possibilidade de inserir o hardcore sitting em outras edições do Ação.
Já está em desenvolvimento uma cadeira apropriada, pois as usadas, atualmente, são adaptadas para certas funções, como, corrimão etc...
A equipe está em busca de patrocínio para o ano de 2010, o que poderá fomentar o esporte, trazendo mais atletas e, futuramente, passar de apresentações para torneios e campeonato brasileiro.
Para Fernando Mendes Junior, este esporte é mais uma forma de incluir a pessoa com deficiência e mostrar que seus limites São totalmente superáveis, quando se tem coragem, determinação e persistência. “Seu intuito, como um todo, com certeza é a superação; mostrar que não há limites, é vencer as barreiras do preconceito que nos cerca todos os dias e que há muito a ser vivido, mesmo depois de uma lesão”
Adriel, Fernando(descendo a rampa) e Carlos

Adriel

Adriel

Adriel, Carlos e Fernando Mendes Junior

Contato:
Pablo Moya Ruiz de Abreu: pablo.moya@terra.com.br
Maria Carolina Kobylanski: carolkobylanski@hotmail.com
Adriel Silva: adrielsilva22@gmail.com
Carlos: juninhu_eumesmo@hotmail.com
Fernando Mendes: fer.ador.ador@hotmail.com

6 comentários:

  1. É isso ai Camila, valeu mesmo!!!
    É tudo isso mesmoo!
    Espero que muita gente possa ver e se interessar, estamos abertos pra conversar.
    Grato bjoos

    ResponderExcluir
  2. Cáh muito legal o esporte, menina apresenta para o pessoal do basquete lá da Unesp, os caras são feras e imagino que vão amar, traz esses meninos para fazer uma apresentação aqui em PP, hehehe

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Camilinha linda, como a Marcela disse aí em cima, mostra este esporte para o pessoal do Basquete da Unesp, vão adorar.

    Linda um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  4. Camilinha, chama estes espotistas para virem fazer uma apresentação na pista de skate do parque do povo, seria legal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. legal! Camila !
    como disse : pouco conhecido por enquanto ...

    ResponderExcluir