quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Se Liga! Desliga!

Pessoal, como estão acostumados, em meu blog, falo sobre assuntos que envolvem a deficiência e seus afins... Mas, com os fatos que vêm ocorrendo pelo descontrole da natureza, não poderia deixar de abordar este assunto e apontar projetos que tentam minimizar esses estragos no meio ambiente.

Na virada do ano, tudo que desejamos é saúde, paz, amor, felicidade, conquistas... Acho que está mais do que na hora de acrescentarmos a esses desejos uma importante “atitude:” Mais cuidado com a natureza! "
O começo de 2010 foi marcado com as primeiras notícias no Brasil, carregadas de tristeza, desespero, dor, pela grande tragédia em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, e Ilha Grande, São Paulo, ceifando vidas de seres cheios de planos.
A cada ano, os desastres ecológicos vêm crescendo no Brasil e no mundo, os ecossistemas estão ameaçados pelo descuido do homem.


Nicholas Serrano/AE
Área onde a Pousada Sankay estava localizada na Praia do Bananal,
em Ilha Grande, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. A Defesa Civil
contabiliza 24 mortos; 17 em Ilha Grande e 7 no centro de Angra dos Reis
Fonte: R7 Noticias/

Está na hora de tomarmos providências e nos unir, para salvar o que nos resta da natureza.
Já comecei, há algum tempo, a mudar meus hábitos, como ficar menos tempo no banho, desligar a luz do cômodo, ao sair dele.
Recentemente, conheci uma pessoa muito especial, Jonhnes Carvalho, preocupado com as questões ambientais, sempre procurando formas práticas de garantir a sustentabilidade. Apresentou-me uma campanha muito interessante, à qual todos podem aderir. Trata-se de um projeto que visa à redução da emissão de CO2 no planeta.
Tudo começou no terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Adventista de São Paulo, onde os alunos são desafiados a produzir três campanhas, entre elas uma campanha ideológica.
Foram desafiados a fazer uma campanha que juntasse pequenas atitudes e fizesse a diferença, a impactar o maior número de pessoas, a tal ponto, que elas também aderissem a ideia. Após algumas pesquisas, o grupo decidiu criar uma campanha que incentivasse as pessoas a saírem do MSN, enquanto não estivessem no computador, pois assim economizariam energia em suas casas e nos servidores da Microsoft, já que os mesmos funcionam normal, mesmo quando o computador está em Stand By. Com a boa aceitação da ideia, foram novamente desafiados a ampliar a abrangência do projeto e cuja campanha incentivasse as pessoas a desligarem o computador.
Após mais algumas reuniões e pesquisas, perceberam a necessidade que as pessoas têm de tirar um tempo para elas mesmas, de voltarem a praticar, na vida real, atividades que hoje fazem on-line, muitas vezes alienados e automatizados; e principalmente da importância de desligarem o computador, enquanto não o estivessem utilizando, ajudando, assim, não só à vida social como também a economizar energia e a reduzir as emissões de Co2 geradas pelos servidores de internet. Isto mesmo, a internet também polui!
Mas como seria possível conseguir essa façanha, já que o computador se tem tornado instrumento indispensável para a maioria das pessoas em seu trabalho, escola e, até mesmo, na hora do lazer?
Com essa missão quase impossível nas mãos, surgiu, então, a ideia da campanha 1h100Pc "Se Liga! Desliga!", onde se propôs que as pessoas desligassem seus computadores 1 hora por dia e aproveitassem esse tempo, para praticar atividades que não consumissem energia.
Após a apresentação da campanha, foi ela aceita com grande êxito, tomou tamanha proporção, que conta, hoje, com mais de 3 mil cadastrados nas redes de que participam, tendo grande divulgação nos meios de comunicação. Sites, blogs e twitter acabaram ganhando a simpatia de Paulo Coelho, Sheila Carvalho, Thalita Lipi, incluindo conselhos do cantor Netinho.


A ideia se tem espalhado cada vez mais e a equipe está trabalhando em vários projetos, que irão apoiar a ideia inicial de cadastrar 1 milhão de pessoas no site. Com isto, pretende conscientizar a população sobre a importância do quanto é necessário respeitarmos os limites da natureza, para garantir nossa própria existência e evitar tragédias que vêm ocorrendo frequentemente.
E com muita honra, a partir de agora, também faço parte dessa luta, integrando a equipe da campanha, a convite do meu amigo Jonhnes Carvalho, um dos idealizadores do projeto.
O meu lema para e 2010 será: "Se liga! Desliga!"
E o seu???


Para saber mais, acesse: http://www.1h100pc.blogspot.com/

11 comentários:

  1. Camilaaa, que bom que voltou de férias aqui do blog.
    Feliz 2010!!!
    Maravilha meninaaa, você é 10!
    Que bacana abordar esse assunto, estamos precisando realmente de cuidar da natureza que está "gritando" por socorro e com a ação desgovernada do homem ela responde com a desgoverdada ação contra o homem.

    Parabéns para vocês todos, pela campanha,
    claro que vou aderir
    Meu lema para 2010? SE LIGA,DESLIGA
    Ja adotei e vou coloca-lo em prática.

    Beijo linda
    2010 estarei aqui acompanhando tuuudo

    ResponderExcluir
  2. Que iniciativa bacana menina, não havia melhor momento para você divulgá-la aqui.
    Infelizmente a maioria de nós, só acordamos diante de uma tragédia como essas recentes, mas é muito bom saber que existem pessoas próximas da gente que se atentam para esses fatos e que estão apontando soluções para tentar aliviar essas catástrofes.
    Parabéns a esses meninos e que essa idéia se
    propague cada vez mais e que chegue aos nossos governantes projetos como esse, porque merecem e devem ter incentivo.
    Continem assim meninos e Camila
    Boa sorte para vocês

    O meu lema será o mesmo que o seu Camila, Se liga, Desliga!

    Beijo no coração de vocês

    ResponderExcluir
  3. Camiletzzzz, é lóóóóógico que meu lema será o seu lema
    Então, "Se liga!Desliga!"
    Te adoro!

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. CAhh CReMOne opssss MANCINI
    Amigaaaa mtoo Bacana seu Blog e TODOS os assuntos que vc vem abordando.... Não tem como definir ou gostar de UM só.... pois todos são interessantes e de certa forma nos levaa a refletir mais sob determinadas coisas que estão á nossa voltaa mais devidoo ao cotidiano turbulento de todos nós ,acabamos por não percebermos, ou até mesmo por PERCEBERmos mas deixarmos de lado como se não importasse...
    Gostei mesmo amigaa :)

    Continuee assimm que tu vai lonngee...
    torço mto por vc :)
    bj Andressa Girotto

    ResponderExcluir
  5. Robson Carvalho Pires9 de janeiro de 2010 às 13:33

    Srta Mancini, grande menina!
    Os assuntos abordados, são sem dúvida nenhuma importantíssimos. Temos travado uma LUTA muito grande em relação a deficiencia, para que a tal "praga" como você costuma dizer, que é o preconceito acabe, sabemos que é um trabalho a longo prazo, porquê trata-se de Ser Humano, o que se torna muito complexo.
    Mas o assunto aqui é outro e muito bom também, porque o meio ambiente precisa de socorro e tudo que pudermos fazer para melhorar tem que ser feito.
    Vamos aderir sim a campanha de vocês, é uma obrigação cuidarmos do que é nosso
    Parabéns ao seu amigo Jonhnes pela idéia e te-la na equipe, sabemos da sua dedicação ao entrar em algo como os projetos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Se todos contribuírem , teremos um mundo bemmmmmmmmmmmm melhor.
    Parabéns pelo texto Trenzinho (rsrsrs)
    Beijão, kiquita

    ResponderExcluir
  7. Camila sempre em projetos interessantes, muito bom esse de desligar o pc por uma hora, não vai prejudicar ninguém e ainda gerar uma contribuição imensuravel para o meio ambiente.
    Parabéns pessoal
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Milinha linda, você me emociona tanto!
    Vejo tantas pessoas que se limitam por conta de algum problema, de algo não ter saído como gostaria e se entrega a tristeza até chegar ao ponto de uma depressão.
    Querida, conheço você e as dificuldades que enfrenta pela limitação fisica imposta pela vida( e não é facil que sei), e você o que faz dela?
    Coloca esse sorriso lindo que transcende a alma e vai a luta, enfrenta tudo e vive de maneira maravilhosa, enfrenta tudo que deve para melhorar tudo ao seu redor.
    Não bastasse isso, participa de projetos tão importantes para todos e na sua humildade acha pouco.
    Você é e sempre será um espelho para mim e com certeza minha querida, meu lema será igualzinho o seu. Se Liga!Desliga! Porquê você Camila Mancini é 2010 vezes maravilhosa e exemplo de superação e atitude.

    Muitos beijos do Zéca

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana o projeto Mila e 1 hora só não vai fazer mal a ninguem.
    Vou desligar sim, essa frase do seu lema vai pegar...
    Se liga!Delisga!

    Beijo da Carol

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela ótima matéria. Com certeza, deivamos cuidar melhor do nosso planeta que é a nossa casa.

    ResponderExcluir
  11. Essa minha amiga surpreende cada dia mais com seu dom para o jornalismo.
    O bom jornalista sempre tenta trazer algo além da notícia. Ter um "gancho" dentro da matéria pra que a informação seja levada junto com uma nova forma de consciência é algo que poucos conseguem fazer com maestria. E a Camilinha o faz de forma magistral, meus parabéns.

    ResponderExcluir