quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Esquema é Superar!

Na manhã deste sábado, apesar do tempo fechado, cerca de 500 pessoas, vindas do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Argentina, participaram da 6ª Passeata do Movimento SuperAção, na luta por inclusão e acessibilidade. O evento também celebrou o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, que é comemorado no dia 3 de dezembro.
A manifestação ocorreu no centro de São Paulo, passando pela Rua Xavier de Toledo, o Viaduto do Chá, até a Praça do Patriarca, alertando para as grandes dificuldades de acesso à região e mostrando que ainda há muito para ser feito.
Sob olhares curiosos e até espantados com tantas pessoas com deficiência ao mesmo tempo, as pessoas que passavam pelas calçadas e carros na pista, ao lado, não sabiam para onde olhar, o que falar ou perguntar. Ouvi alguns comentários maldosos, preconceituosos, de apoio, admiração, enfim, de todas as formas; um deles como: “Nossa, onde se escondia esse povo todo?! E o curioso é que são bonitos e alegres!” (Como se deficiente tivesse que ser feio e triste).
Mostramos-lhes, com bom humor e, acima de tudo, com muita responsabilidade, que estávamos ali vivendo e lutando por tudo aquilo que é necessário a qualquer ser humano, com ou sem deficiência, que é o direito de ir e vir, a fim de que os que têm menos oportunidade de reivindicação e a nova geração que está aí vivam a inclusão e a acessibilidade com plenitude.
Confira as imagens













Conheça mais do Movimento SuperAção: http://www.movimentosuperação.org.br/